Quando falamos sobre o mandato do ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho e as pautas defendidas pelo mesmo, é inerente abordarmos a principal bandeira por ele defendida: o fortalecimento da Região Central do Estado e a luta por uma distribuição tributária mais justa no Paraná.
Nascido em Guarapuava, Carli Filho sempre foi apaixonado por sua cidade. Isso se dá também pela forte influência de sua família, que já era muito querida e respeitada na região. Um bom exemplo disso é a Vila Santa Helena, que existe há 45 anos, e foi renomeada como Vila Carli, na década de 80. Nos anos 2000, uma das principais ruas do lugar também mudou de nome, deixando de ser Capitão Rocha e passando a ser Pedro Carli, em homenagem ao avô do então prefeito da cidade Luiz Fernando Ribas Carli.
Ao ingressar na vida pública, no ano de 2006, o primeiro projeto protocolado da autoria de Fernando Carli Filho é o que cria a Região Metropolitana de Guarapuava (RMG), como uma iniciativa para fortalecer socialmente e economicamente a Região Central do Estado do Paraná.
Outra proposta importante apresentada pelo ex-deputado foi a de remodelar e modernizar o Aeroporto de Guarapuava como mais um corredor para o Mercosul e também para atividades empresariais nacionais.
Carli Filho também foi o autor do “Fórum Centro-Sul” que reuniu diversas lideranças empresariais, políticas e comunitárias da Região Central do Estado, em 2007, para debater a viabilidade de instalação da linha aérea. Foram convidados a Ocean Air e a NHT, que enviou um de seus diretores, o que resultou na consolidação da presença da empresa gaúcha em Guarapuava.
O ex-deputado estadual encaminhou ofício à direção da NHT Linhas Aéreas requerendo novo horário para pouso e decolagem do voo Curitiba-Guarapuava. O parlamentar é um dos principais apoiadores da linha, que começou a operar a menos de um mês, com saída de Curitiba às 12h15 e retorno de Guarapuava às 13h29. Isso viabilizou uma conexão muito mais eficaz entre a Capital do Estado e a Região Central.
Nas palavras do ex-secretário de Turismo de Guarapuava, Jeferson Rezende, “o deputado Fernando Carli Filho fez o caminho certo, buscando a união de forças, sem qualquer objetivo político. Ele promoveu o 1º Fórum Centro-Sul um ano depois de ter assumido na Assembleia Legislativa, o deputado mais novo do Paraná, e isso abre com chave de ouro uma de suas primeiras grandes conquistas”.
Depois de apresentar projetos em prol do fortalecimento de sua Região, como o da criação da Região Metropolitana de Guarapuava, e facilitar a conexão Guarapuava-Curitiba através da parceria com a NHT Linhas Aéreas, Carli Filho percebeu o potencial de outros municípios paranaenses e acrescentou mais uma bandeira em sua luta: uma distribuição tributária mais justa no Estado do Paraná.
Foi pensando assim que Fernando Carli Filho se tornou autor do projeto que institui o “ICMS Solidário” no Paraná, revertendo uma fatia maior do bolo tributário para regiões produtoras de alimento, uma proposta que visava beneficiar não apenas Guarapuava, mas a grande maioria dos municípios paranaenses. Este projeto representou um significativo avanço econômico para o Paraná, considerando que mais municípios passariam a receber um volume maior de recursos tributários, que estavam então concentrados nas mãos de poucas áreas industrializadas.
“Se voltarmos nossos olhos para o passado, vamos perceber como o Paraná teve um crescimento desequilibrado nas últimas décadas: regiões mais industrializadas recebem a maior parte dos impostos, concentrando problemas sociais, e regiões que produzem cereais, alimentos, não conseguem competir justamente porque os impostos são mal distribuídos” – pontuou o ex-parlamentar.
O mandato de Carli Filho sempre foi pautado na paixão que ele tem por sua cidade e estado. Isso se mostra desde seus projetos para viabilizar o crescimento econômico de sua cidade até a lei sancionada pelo governo do Estado, também de sua autoria, que prevê a execução do Hino e o hasteamento da Bandeira do Paraná em todas as escolas públicas, como valorização da identidade cultural e dos símbolos estaduais.
Nas palavras do próprio ex-deputado, “a Região Metropolitana foi o nosso primeiro projeto como deputado estadual, apresentando bem no começo da legislatura, em 2006. Conhecemos o potencial dos municípios paranaenses e a capacidade de organização das comunidades que conhecem mais do que ninguém os seus problemas e as soluções. Temos que acreditar nessa capacidade em busca de um novo Paraná, mais forte economicamente e identificado culturalmente com suas raízes”.
Um comentário