Há pouco mais de 30 anos, o ex-prefeito de Guarapuava Fernando Ribas Carli já vinha alertando sobre a importância da descentralização da Saúde Pública na Região Central do Paraná.
Em 1988, ele tornou-se membro do diretório regional do PDT e foi eleito prefeito de Guarapuava. Tomou posse em janeiro do ano seguinte, e em 1990, passou a integrar o diretório estadual do PDT.
Fernando já tinha como um dos pilares de seu mandato fortalecer a área da Saúde em seu município. Na época, haviam pouquíssimas unidades de saúde disponíveis, não existia um padrão de atendimento e a população guarapuavana encontrava-se desamparada, pois o acesso ao atendimento médico era muito difícil e escasso.
Antes mesmo de assumir seu mandato como prefeito de Guarapuava, em 1990, Fernando Ribas Carli fez um planejamento que viria para mudar toda a estrutura da Saúde na Região Central do Estado. No mesmo ano, começaram a ser inaugurados os primeiros centros integrados, tornando Guarapuava um polo regional de Saúde e uma das primeiras cidades do Brasil a descentralizar a Saúde Pública, levando para todas as regiões, inclusive o interior, um atendimento médico de qualidade.
Ali, iniciava-se um novo modelo de gestão na área da Saúde, que mais tarde viria a culminar em grandes conquistas como a construção de 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), a inauguração do Hospital Regional de Guarapuava e do Hospital de Câncer e a disponibilização de cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia para a população.
Seguindo os passos do seu pai, Fernando Ribas Carli Filho também foi uma peça-chave para essa descentralização desde que iniciou seu mandato. O ex-parlamentar também criou projetos relevantes na área de Saúde, como o que sugere a isenção do ICMS para os hospitais filantrópicos e outro que propõe o mesmo benefício, só que voltado para os hospitais particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Carli Filho foi um dos primeiros parlamentares a levantar a pauta sobre a necessidade dos hospitais regionais para a população da Região Central do Paraná, que posteriormente foi continuada por seu irmão, Bernardo Ribas Carli.
Este, também foi referência na luta pela descentralização da Saúde Pública. Bernardo Carli foi um dos principais entusiastas da criação do Hospital Regional de Guarapuava, que inclusive foi batizado em sua homenagem.
O Hospital Regional Deputado Bernardo Ribas Carli, inaugurado em julho de 2020, hoje fornece atendimento médico a cerca de meio milhão de pessoas no Centro do Estado e tem sido uma ferramenta fundamental para o combate da pandemia do coronavírus, disponibilizando mais de 100 leitos para pacientes vítimas de Covid 19.
Além disso, Bernardo Carli reivindicou a implantação do serviço de radioterapia no município, juntamente com a execução do projeto do Hospital do Câncer, pauta que anteriormente já havia sido levantada por seu irmão, Fernando Carli Filho.
A área da Saúde sempre foi uma prioridade nos mandatos da família Ribas Carli. Desde a entrega dos centros integrados, proposta por Fernando Ribas Carli até a pauta sobre a necessidade dos hospitais regionais e entrega dos mesmos, defendida por seus filhos Fernando Ribas Carli Filho e Bernardo Ribas Carli, mostrava-se evidente a luta para descentralizar e levar um atendimento médico de qualidade para a população das regiões mais carentes.