O Ex-deputado, hoje empresário e empreendedor social Fernando Ribas Carli Filho foi o deputado estadual mais jovem eleito em seu tempo.
É claramente notável como a participação dos jovens na política nacional vem se tornando cada vez mais atuante nos últimos anos. À medida que a internet possibilitou o acesso à informação em tempo real, os nossos jovens passaram a usar os espaços virtuais também como uma plataforma para questionar e discutir ideias e debater sobre pautas importantes, que outrora não eram trazidas à tona.
Mas a presença da juventude não se limita somente a espaços online. O interesse do jovem na vida pública também vem se tornando mais comum nos últimos anos, seja assumindo um cargo de governo ou em disputas eleitorais.
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em agosto de 2018 pontuou isso de maneira precisa. No levantamento, o grupo com idade entre 16 a 25 disse ter muito ou pouco interesse em encarar as urnas, 29%. Conforme a idade aumenta, a disposição reduz. De 26 a 40 anos, apenas 19% dos entrevistados responderam da mesma forma, já na faixa acima de 41 anos, a taxa é de 15%.
Isso mostra que, possivelmente, será cada vez mais comum vermos rostos jovens ocupando cargos políticos importantes. Obviamente, isso se deve também àqueles que abriram o caminho para a geração mais nova.
Um dos precursores da representatividade da juventude no meio político é o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, que foi o primeiro deputado jovem a se eleger na Câmara dos Deputados. No ano de 2007, com apenas 24 anos de idade, ele foi o deputado mais jovem na Assembleia Legislativa do Paraná.
Em 2006, com 23 anos, Carli Filho candidatou-se a deputado estadual pelo PSB, elegendo-se com 46.686 votos, sendo que obteve 37.386 deles somente na cidade de Guarapuava – 45% dos eleitores do município que foram às urnas o escolheram.
Uma das medidas sócio-educativas focadas na politização da juventude instituídas por Carli Filho é o Parlamento Jovem no Paraná. “A finalidade é trazer os jovens para o ambiente político para tomem conhecimento de todo processo legislativo e regulador. É uma forma de politizar e esclarecer as atividades e os trabalhos de um deputado estadual, dando autonomia aos alunos para que eles sugiram projetos de lei”, expressou o ex-deputado.
Apesar de curta, a atuação do ex-parlamentar se mostrou bastante ativa e expressiva. O primeiro projeto protocolado no início de sua legislatura é de sua autoria, o que cria a Região Metropolitana de Guarapuava (RMG).
”"A Região Metropolitana foi o nosso primeiro projeto como deputado estadual, apresentando bem no começo da legislatura, em 2006. Conhecemos o potencial dos municípios paranaenses e a capacidade de organização das comunidades que conhecem mais do que ninguém os seus problemas e as soluções. Temos que acreditar nessa capacidade em busca de um novo Paraná, mais forte economicamente e identificado culturalmente com suas raízes"
Fernando Ribas Carli FilhoEmpresário, Empreendedor Social e Ex-Deputado Estadual
Outro projeto que marcou a atuação do ex-parlamenar foi o de unir o Centro-Sul do estado em prol do desenvolvimento social e econômico da região. Fernando Carli Filho foi o autor do “Fórum Centro-Sul” que reuniu várias lideranças empresariais, políticas e comunitárias da Região Central do Estado, em 2007, para debater a viabilidade de instalação da linha aérea. Foram convidados a Ocean Air e a NHT, que enviou um de seus diretores, o que resultou na consolidação da presença da empresa gaúcha em Guarapuava.
Além disso, Carli Filho também foi autor do projeto de “ICMS Solidário”. Esse projeto propõe uma destinação maior deste imposto para os municípios agrícolas, que são responsáveis pela produção de alimentos. A ideia é que mais municípios passem a receber um volume maior de recursos tributários, que tendem a ficar concentrados nas mãos de poucas áreas industrializadas.
“Precisamos voltar nossos olhos para o passado e percebermos como o Paraná teve um crescimento desequilibrado nas últimas décadas: regiões mais industrializadas recebem a maior parte dos impostos, concentrando problemas sociais, e regiões que produzem cereais, alimentos, não conseguem competir justamente porque os impostos são mal distribuídos” – comentou o ex-deputado.
Além desses citados, Fernando Ribas Carli Filho também criou projetos na área de Saúde. Um deles sugere a isenção do ICMS para os hospitais filantrópicos. O outro tem o mesmo benefício, só que é voltado para os hospitais particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante sua passagem pela Câmara dos Deputados, Carli Filho conquistou o respeito e admiração de muita gente, como o ex-secretário de Turismo de Guarapuava, Jeferson Rezende, que afirmou:
“O deputado Fernando Carli Filho fez o caminho certo, buscando a união de forças, sem qualquer objetivo político. Ele promoveu o Primeiro Fórum Centro-Sul um ano depois de ter assumido na Assembleia Legislativa, sendo o deputado mais novo do Paraná, e isso abre com chave de ouro uma de suas primeiras grandes conquistas”.
Fernando Ribas Carli Filho foi um dos primeiros representantes da juventude na Assembleia Legislativa. Sua atuação, apesar de breve, foi bastante expressiva, sendo marcada por diversos projetos como o “Fórum Centro-Sul” e o “ICMS Solidário”. Ele, assim como outros, abriu o caminho para que os jovens passassem a se engajar e demonstrar interesse na vida política. Uma cena que tende a se tornar cada vez mais comum.
2 Comentários