Skip to main content

Em meio ao cenário que vivemos, uma ótima notícia, que viria no melhor momento possível: o Hospital Regional Bernardo Ribas Carli teve a primeira fase de obras adiantada e a entrega, prevista inicialmente para 2021, aconteceu no dia 13 de julho do ano passado. E foi o suporte que Guarapuava precisava para o enfrentamento da pandemia.

“É uma satisfação muito grande entregar essa obra, que vai beneficiar toda a Região Central do Paraná. Justamente em um momento em que precisamos turbinar a oferta de leitos para enfrentar essa pandemia”, afirmou Carlos Massa Ratinho Junior. “Um esforço grande, com profissionais trabalhando 24 horas por dia para colocar a estrutura à disposição dos pacientes com coronavírus”, acrescentou o governador do Paraná.

O hospital, cuja obra e entrega foi fortemente incentivada e defendida pelo ex-deputado Bernardo Carli e seu irmão Fernando Ribas Carli Filho, disponibiliza mais de 100 leitos para atendimento exclusivo da Covid-19. Ao todo, são 40 leitos de UTI e 80 de enfermaria para atendimento exclusivo de pacientes infectados ou suspeitos do novo coronavírus. Anteriormente, o hospital de referência para casos de Covid na região de Guarapuava era o São Vicente, com 10 leitos de UTI.

Cenário Atual

O início da década de 2020 tem sido cruelmente marcado pela pandemia do Corona Vírus. Considerada a maior tragédia sanitária do século, a doença provocada pelo SARS-CoV-2 ficou conhecida como COVID-19 e se tornou um problema de saúde pública mundial. Espalhando-se rapidamente, atingiu todos os continentes ainda nos primeiros meses de 2020. 

No dia 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu um alerta a respeito de casos de pneumonia ocorrendo na cidade Wuhan, na China. Em 7 de janeiro de 2020, identificou-se o vírus causador da doença, uma nova cepa de coronavírus. Esse vírus foi inicialmente batizado como 2019-nCoV e, posteriormente, como SARS-CoV-2.

O vírus chegou ao Brasil provavelmente no final de janeiro do ano passado. O primeiro caso oficial de um brasileiro contaminado pelo coronavírus Sars-CoV-2 foi registrado em 26 de fevereiro de 2020. No dia 11 de março do mesmo ano, a COVID-19 foi caracterizada como uma pandemia pela OMS. Segundo a mesma, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se dissemina por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Especificamente no município de Guarapuava – que atualmente está em campanha de vacinação por faixa etária, chegando, neste momento (set/2021), nos jovens de 18 anos – a situação foi bastante complexa devido à falta de unidades de saúde disponíveis para atender e dar suporte exclusivamente aos pacientes vítimas de SARS-CoV-2.

Hospital Regional foi batizado de Deputado Bernardo Ribas Carli

O Hospital Regional foi batizado de Deputado Bernardo Ribas Carli, filho de Fernando Ribas Carli e irmão de Fernando Ribas Carli Filho. A escolha do nome é uma homenagem póstuma ao jovem político pelo empenho que dedicou à construção do Hospital, uma concordância absoluta entre os todos os deputados da Assembleia Legislativa e de todas as lideranças políticas do Paraná. “O nome do Bernardo vai se eternizar com essa obra que irá trazer mais tranquilidade, promovendo a saúde para todos os moradores da região. Uma homenagem mais do que justa pelo trabalho realizado e pela pessoa extraordinária que ele foi”, disse o ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Filho.

Bernardo Carli infelizmente faleceu em julho de 2018, aos 32 anos, vítima de um acidente aéreo. Embora não tenha conseguido ver a entrega da obra que tanto defendeu, o ex-deputado tinha como sua bandeira principal, aquela a qual se dedicava com maior afinco, junto ao seu irmão, Fernando Ribas Carli Filho, justamente a construção do Hospital Regional do Centro-Oeste.

O ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, destacou a importância da abertura do hospital nesse momento de combate à pandemia após vários anos de reivindicações da comunidade. “Não havia hora melhor pra esse hospital chegar! Temos um avanço nos números de casos, que é uma onda que chegou no sul do Brasil. Então, realmente estávamos precisando. Com 20 leitos a mais, a taxa triplica a nossa oferta e isso nos deixa respirar, nos permite fazer com que a economia continue trabalhando, conseguindo manter empregos”, afirmou Cesar Filho.

Nas palavras da deputada estadual Cristina Silvestri, “o governo entendeu que este momento, realmente, é de união de esforços pra evitar que tenhamos problemas maiores em um futuro próximo, como um eventual colapso da saúde. A abertura do Hospital Regional e outras medidas que estão sendo adotadas vêm, justamente, para evitar este colapso, atendendo uma região com mais de meio milhão de pessoas”.

A família Ribas Carli, que há anos carrega uma forte influência na Região Central do Paraná, deixa, com a entrega do hospital, uma enorme ferramenta para o combate da pandemia do corona vírus. A entrega da unidade de saúde, defendida especialmente por Bernardo Carli e Carli Filho, vem beneficiando mais de 500.000 pessoas.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) declarou que após a pandemia, a estrutura do Hospital deverá atuar como referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, beneficiando 20 municípios da região. “É mais um passo na regionalização da saúde no Estado, levando atendimento de qualidade para perto dos municípios”, afirmou o governador.

Deixe um comentário

Close Menu

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com